A maioria de nós lembra imediatamente do Monte Everest – a montanha mais alta do mundo – ao ouvir o nome Himalaia. Não há nenhum equívoco nisso, mas o Everest, nem de longe, é a única atração da região: há uma variedade imensa de montanhas, lagos, rios e outras riquezas naturais por ali.

Himalaia

O Everest visto de Kala Patthar – por Wikipedia

Fotos e filmagens do Himalaia há aos montes por aí, mas uma companhia chamada Teton Gravity Research conseguiu produzir um vídeo de dois minutos e meio que nos dá o que talvez seja a visão que um pássaro tem ao sobrevoar calmamente a região.

Há de se ressaltar que as frequentes nevascas e os fortes ventos no Himalaia tornam gravações aéreas por ali extremamente difíceis. A Teton abraçou o desafio para testar o GSS C520, sistema de estabilização para gravações que é tido como o mais sofisticado do mundo.

Se é mesmo, não temos referências para saber, mas é inegável que o resultado final é impressionante: o observador parece estar simplesmente flutuando! O vídeo foi feito a partir de um helicóptero em alturas que variaram entre 2 mil e 7 mil metros, aproximadamente.

Confira você mesmo, de preferência, em tela cheia. As imagens são ainda mais deslumbrantes em TVs ou monitores com resolução 720p ou 1080p (link direto caso o vídeo não apareça):

Sensacional, não? E as imagens poderiam ser ainda mais “hipnotizantes”: o vídeo foi gravado em ultra HD (4K), mas o Vimeo, serviço que hospeda a produção, ainda não exibe essa resolução.

Referência: kottke.org

PS: se termos como 720p e 4K lhe soam confusos, leia este artigo sobre resoluções de vídeo ;)

Emerson Alecrim

Pin It on Pinterest