O Yahoo! encerrou tantos serviços nos últimos meses, que é até difícil acreditar que a empresa tenha lançado uma ferramenta que, a princípio, não é rentável. Mas a empresa o fez: trata-se do Axis, um navegador de internet para iPhone e iPad ou, nas versões para desktop, uma extensão para os browsers Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

Yahoo! Axis

O que a novidade propõe é melhorar a experiência do usuário na Web, especialmente no que se refere às buscas. Quando  uma pesquisa é feita, o resultado não mostra uma lista de links, mas sim miniaturas de páginas correspondentes. Assim, basta ao usuário clicar em qualquer das sugestões para o site em questão ser exibido.

O Axis também oferece uma funcionalidade de favoritos (Bookmarks), mas o que chama mesmo a atenção é o recurso atrelado a esta opção, o Read Later (Ler depois). Com ele, o usuário pode marcar uma página qualquer para ser lida depois. O interessante é que tanto as versões para iOS quanto às extensões para os navegadores podem funcionar de maneira sincronizada. Assim, a pessoa pode marcar um link para ler depois por meio do iPhone e acessá-lo posteriormente no computador de casa, por exemplo.

A extensão para os navegadores funciona como uma pequena barra que fica disponível no canto esquerdo inferior da janela do programa e expande conforme o seu uso. Mas o Axis se torna interessante mesmo nas versões para iPhone e iOS, especialmente porque o aplicativo todo é otimizado para uso em telas sensíveis ao toque.

O vídeo a seguir dá mais detalhes:

Como informado no início, o Axis aparentemente não oferece rentabilidade alguma ao Yahoo!. Por outro lado, pode ajudar a empresa a promover seus serviços e até mesmo a conhecer melhor os hábitos de navegação dos usuários.

Para mais informações e download, acesse axis.yahoo.com.

Notícias relacionadas: Google Talk agora conta com extensão oficial para o navegador Chrome Yahoo! acusa Facebook de violação de patentes Jerry Yang, co-fundador do Yahoo!, deixa definitivamente a empresa Scott Thompson, ex-PayPal, assume liderança do Yahoo! Escândalo: erro em currículo tira Scott Thompson da liderança do Yahoo!

Pin It on Pinterest