JL9000-1

SmartTV John Lewis JL9000 quer aproveitar as transmissões da copa – Imagem: Divulgação

Quem poderia imaginar onde o sistema operacional móvel WebOS desenvolvido em 2009 chegaria? Se você é bom observador, o sistema baseado em Linux foi desenvolvido como plataforma para smartphones para substituir o finado Palm OS. Passou por diversas modificações e mãos. Foi da HP, virou open source e atualmente quem detém o controle – literal e figurado – é a LG. E o que isso tem a ver com televisão? A resposta é tudo. A grande varejista do Reino Unido John Lewis acaba de lançar uma televisão com o sistema operacional WebOS.

A TV obviamente foi desenvolvida pela LG, mas segue com a marca da rede de lojas. Alguns detalhes são bons, como tela IPS com resolução de 1920 por 1080 pixels, câmera de 8 megapixels e som 2.2 – um soundbar com direito a subwoofer. Com o WebOS, a TV tem aplicativos como Netflix, BB iPlayer e Facebook. O comprador leva um par de óculos 3D com um estojo para guardá-los. 5 anos de garantia completam a solução. Vale mencionar que os aplicativos são desenvolvidos com um framework HTML5 chamado Enyo.

JL9000-2

Controle remoto inteligente com comandos de voz – Imagem: Divulgação

 

Os preços variam de 1399 libras para a versão de 49 polegadas, 1699 libras para a versão de 55 polegadas e 2199 libras para a versão de 60 polegadas. O preço é um contrassenso já que o WebOS seria aplicado em TVs de entrada. Todos os recursos desta TV contribuíram para esta proposta. Se a moda pega veremos em breve televisores dos varejistas brasileiros?

Pin It on Pinterest