steamcontroller

Depois de revelar as configurações dos protótipos das Steam Machines, a Valve liberou nesta sexta-feira um vídeo que mostra o funcionamento de um Steam Controller – só para nos manter curiosos. Em menos de cinco minutos, um dos engenheiros da empresa mostra o apetrecho sendo utilizado em Portal 2, Civilization V, Counter-Strike e Papers, Please – games com jogabilidades bem diferentes.

O vídeo exibe bem como os dois trackpads do joystick podem ser usados. Em Portal, por exemplo, o da esquerda move a personagem e o da direita ajusta a mira – assim como no caso do Counter-Strike. No Civilization, o um dos lados controla o zoom e a movimentação a câmera, enquanto o outro funciona como o cursor, inclusive servindo para clicar. Por fim, em Papers, Please, um adventure, os dois trackpads alternam a função de cursor.

 

Pelo clipe, não me pareceu tão ágil jogar um game de estratégia, como o da franquia de Sid Meier, com o controle, mas a ideia de personalizar totalmente o funcionamento dos dois direcionais é bem interessante. No caso dos FPS, como Portal ou CS, a mira mostrou-se bem precisa, e talvez possa até substituir a dupla “mouse e teclado”. Ainda assim, o melhor a fazer é esperar antes de tirar conclusões.

Os Steam Controllers devem aparecer ainda neste ano, junto com os protótipos das Steam Machines. No entanto, só virão a público provavelmente no ano que vem, quando os computadores da Valve chegarem de fato ao mercado.

Pin It on Pinterest