Escolha uma Página
goTenna

Quanto mais alto, maior a cobertura – Imagem: Divulgação

A proposição pode soar para algumas pessoas como roteiro de ficção científica, mas a solução é bem comum. O gadget goTenna é um transmissor de rádio frequência fabricado para operar conectado a seu smartphone por Bluetooth LE.

Com um aplicativo é possível compartilhar a localização exata e trocar mensagens com o receptor em até 80 quilômetros de distância, em campo aberto e preferencialmente em posicionada o mais alto possível. O bacana é que seu smartphone pode até permanecer com a rede de celular desligada.

O software suporta criptografia RSA de 1024 bits. Tem recursos como mensagem em grupo, mensagem que se auto destrói e um modo chamado “shout” que envia mensagens para todos que possuírem a antena no alcance (broadcast). O hardware preparado funciona com uma bateria e pode armazenar até 1000 mensagens na memória interna.

A transmissão ocorre em uma faixa de frequência liberada para uso nos Estados Unidos. Esta frequência é conhecida como MURS (Multi-Use Radio Service). Ela vai de 151 MHz até 154 MHz (padrão VHF). Lá é comumente utilizada por rádios de comunicação do tipo Walk Talkie. Aqui é necessário licença para operar VHF e dependendo do uso, simplesmente não é possível. Só para citar, 152 MHz é liberado para Rádio Taxi. De qualquer forma, vale uma consulta com a Anatel.

A goTenna está em pré-venda por 150 dólares ou o equivalente a 333 reais, sem impostos ou despesas de envio.