Clássico dos PCs nos anos 90, o game do motoqueiro mal-encarado tem muitas coisas em comum com a saga Star Wars. O jogo foi feito com a supervisão direta de George Lucas e marcou a época de maior sucesso do mestre jedi no mundo dos games.

Numa era de jogos aprisionados pelo baixo poder de fogo dos consoles, Lucas ousou e criou uma categoria de games com gráficos parecidos com desenhos animados, dublagem e trilha sonora de verdade, eram os Adventure Games com uma pitada cinematográfica que fez toda a diferença.  Até Mark Hamill, ele mesmo, o Luke Skywalker, participou das dublagens de Full Throttle, dando voz a vários personagens.

Além disso, no game aparecem várias referências ao universo de Star Wars, seja na tatuagem com o símbolo do Império no braço de um caminhoneiro, seja pela frase “Help me Ben, You’re my only hope!”, que a mocinha solta quando pede ajuda para o protagonista. Isso sem falar que Ben, o nome do personagem principal, é o apelido de Obi-Wan Kenobi.

Voltando à história da Lucas Arts, vale lembrar que a empresa aproveitou como poucas a crescente força de processamento dos PCs e a chegada dos kits multimídia. O estúdio brilhou nos anos 1990 com Monkey Island, Full Throttle e Maniac Mansion, que encantaram os jogadores com um jeito de jogar que trocou o joystick pelo mouse, e um ritmo de jogo mais paradão, em que era preciso explorar os cenários para dar sequencia às histórias.

Envolvido com games desde 1982, quando uma divisão da Lucasfilms criou títulos para Atari, George Lucas e sua LucasArts só não souberam acompanhar a chegada dos jogos em 3D capitaneada pelo PlayStation.

Assim, os títulos próprios da sua empresa começaram a perder o interesse do público até que a empresa se transformasse em uma fábrica de jogos da franquia Star Wars.  As experiências de Lucas pelos games originais deixaram saudades.

*E para matar essas saudades, use o emulador ScummVM que rodar os games da LucasArts em PCs e celulares atuais. Confira as instruções em www.scummvm.org

*Preguiçoso demais para jogar? Veja o roteiro completo aqui, com direito aos screenshots de fase por fase

Pin It on Pinterest