Já dizia Diderot: “O homem só será livre quando o último desktop morrer eletrocutado pelo último cabo ethernet” (ou algo parecido). Se emaranhados de fios e imobilidade também lhe causam náusea, o Spark Core é o melhor remédio. Criada pela Spark Devices, essa pequena placa é capaz de conectar qualquer eletrônico a uma rede Wi-Fi.

Essencialmente, o Spark Core combina um processador ARM de baixa frequência (Cortex M3 a 72 MHz) com um chip Wi-Fi SimpleLink CC3000, da Texas Instruments. Essa dupla foi instalada em uma placa com 8 pinos digitais, 8 pinos analógicos e 4 pinos PWM que se comunicam com periféricos SPI, I2C ou UART. Em outras palavras, ela entende todas as linguagens faladas pelos eletrônicos domésticos.

A programação da placa é toda em Wiring, a mesma linguagem utilizada no Arduino (sim, os dois são compatíveis). Como era de se esperar, o Spark Core pode ser programa pela rede Wi-Fi. De qualquer maneira, se você estiver se sentindo nostálgico, ele também pode ser programado por microUSB.

O projeto está no Kickstarter desde ontem e já coletou muito mais do que a meta de doações.

Pin It on Pinterest