Sony-Xperia-Z1F

Indo contra a maré de telas cada vez maiores nos smartphones, a Sony anunciou nesta quinta-feira o Z1f, versão reduzida de seu topo de linha, o Z1. Com tela de 4,3 polegadas e resolução 1280 x 720 – contra 5” e Full HD do gigante –, o aparelho “pequenino” se difere do irmão maior apenas neste aspecto. Isso mesmo: ao contrário do que acontece com as edições menores da Samsung e da HTC, por exemplo, a diminuição do aparelho da Sony preservou os componentes internos.

Assim, o que encontramos dentro do Z1f é o mesmo Snapdragon 800 de quatro núcleos e 2,2 GHz, a mesma memória RAM de 2 GB e uma bateria de 2.300 mAh (contra 3.000 mAh do smartphone grande). A câmera de 20,7 megapixels, aliás, também é igual à que a Sony vende como destaque no aparelho maior, trazendo inclusive o mesmo sensor Exmor RS de 1/2,3” – o mesmo de máquinas compactas, contra 1/3” do HTC One, por exemplo. Por fim, o Android é o 4.2.2.

Falando mais especificamente de tamanho, o novo aparelho é pouco maior que o iPhone 5 e tem um corpo de 9,7 milímetros de espessura, pesando 140 gramas – apenas 30 gramas a menos que o Z1. Segundo o The Verge, as dimensões reduzidas facilitam o uso do Z1f com uma só mão, e o público-alvo do dispositivo devem ser mesmo aqueles que reclamam tanto de smartphones exagerados.

Por ora, a versão menor do top de linha da Sony deve chegar apenas ao Japão, pela operadora Docomo, em dezembro. Não há notícias sobre um lançamento dele em outros países. No entanto, se o anúncio dele indicar uma nova tendência, é possível que vejamos outros aparelhos pequenos e poderosos em breve no mercado – inclusive saindo da Terra do Sol Nascente.

Pin It on Pinterest