hoverboard

O Hoverboard, o skate voador do filme “De Volta Para O  Futuro 2″ (1989), ainda não foi lançado, apesar de um vídeo falso divulgado nesta semana informar o contrário. Nele, Christopher Loyd (o Dr. Emmett Brown), o skatista Tony Hawk e o cantor Moby aparecem elogiando a suposta criação do produto. No entanto, a tecnologia de levitação quântica, que seria a responsável por fazer o skate literalmente flutuar, já existe há alguns anos.

O conceito foi demonstrado por um grupo de estudantes da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel-Aviv, de Israel, em 2011. A tecnologia aplica o chamado efeito Meissner, que consistente na expulsão do campo magnético de um supercondutor — e que foi descoberto em 1933.

Mais do que ficar “voando” no espaço, o objeto fica fixo no ar, podendo ser ajustado como a pessoa quiser. O disco que aparece levitando é formado por finíssimas camadas de cristais de safira cobertas com um supercondutor e películas de ouro. Todos esses componentes foram revestidos por plástico e mergulhados em nitrogênio líquido.

Criando uma espécie de suporte invisível, um campo magnético penetra no supercondutor como um fluxo de tubos quânticos (áreas em que o campo magnético passa através do material), que se prendem ao disco. Ou seja, toda a movimentação acontece de acordo com o magnetismo do campo magnético.

Dada a complexidade de itens necessários para realizar a levitação quântica, é pouco provável que ela se torne algo comercial nos próximos anos — então parece mesmo que o Robert Zemeckis, diretor da trilogia “De Volta Para O Futuro” se enganou ao prever que isso aconteceria em 2015.

Você pode saber mais sobre a levitação quântica neste vídeo explicativo sobre o processo, publicado pelo internauta identificado como Diego.

 

 

Pin It on Pinterest