Escolha uma Página
Galaxy-S5-LTEA

Tela em alta definição e processador potente no novo Galaxy S5 – Imagem: Reprodução/ Flickr Samsung Tomorrow

Em Fevereiro deste ano a empresa coreana lançou seu smartphone mais avançado, o Galaxy S5. Como de costume, para o mercado internacional a fabricante disponibilizou uma versão com processador da Qualcomm Snapdragon 801 e para o mercado interno, uma versão com processador Samsung Exynos de oito núcleos. O fato é que esta semana a Samsung resolveu anunciar uma versão melhorada chamada Galaxy S5 LTE-A, a primeira do mundo a entregar o processador Qualcomm Snapdragon 805.

Este processador tem quatro núcleos Krait 450 que operam no máximo a 2,7 GHz. A GPU integrada, Adreno 420, é capaz de entregar 40% a mais de performance que a versão anterior. O foco são imagens de vídeo com resolução Ultra HD. Um detalhe é que ele tem também a geração de modem LTE. Daí o nome LTE-A, ou LTE Advanced. Na teoria, o smartphone pode atingir velocidades de até 300 Mbps (LTE Cat 6). A Samsung parece garantir o máximo de 255 Mbps. De qualquer forma, bem superior do que almejamos ter em nossas mãos.

Um detalhe chama atenção. O 805 foi anunciado em Novembro do ano passado. Dado a velocidade atual deste mercado, acreditamos que o Galaxy S5 poderia ter um processador melhor. Talvez seja apenas uma questão de não encurtar margens de lucro. Ou capacidade de produção.

Outro ponto de análise que vale menção é que o novo aparelho tem tela de 5,1 polegadas com resolução QHD, ou 2560 por 1440 pixels. É uma clara reação ao LG G3 que tem resolução idêntica, com menos pontos por pixel: são 577 do S5 contra 538 do G3.

Galaxy-S5-LTEA-Coreia

Brasileiros não terão esta felicidade – Imagem: Reprodução/Flickr Samsung Tomorrow

Mas não se empolgue. Ele está disponível apenas na Coreia do Sul. Nós teremos que aguardar um Galaxy S6 ou quem sabe um S5 Active.