lente de smartphone

O site Sony Alpha Rumors divulgou hoje informações sobre o que pode ser o próximo grande lançamento da Sony: uma lente com sensor embutido que pode se conectar a um smartphone por Wi-Fi.

O conjunto seria basicamente uma RX100MII sem controles e sem o visor LCD da traseira. Ou seja, trata-se de uma Zeiss com abertura f1.8 acoplada a um CMOS de 1″ e 20,2 MP de resolução. A objetiva utilizaria Wi-Fi para enviar imagens em tempo real para um smartphone e esse processo de pareamento seria facilitado ainda mais por um chip de NFC. Um acessório como esse resultaria em uma melhora dramática nos recursos de foto e vídeo de qualquer celular. Nada no mundo mobile (nem mesmo o PureView 808) chega perto do que uma RX100 é capaz de oferecer em termos de versatilidade e qualidade de imagem.

É possível que esse rumor se concretize? O Sony Alpha Rumors garante que sim. De fato, não falta tecnologia para produzir algo do gênero. Desde 2009 a Ricoh já produzia câmeras modulares que utilizavam lentes acopladas a um sensor físico. Nos últimos meses também pudemos observar vários fabricantes implementando o Wi-Fi em suas câmeras e uma as aplicações mais populares desse recurso é justamente a que transforma um smartphone em visor remoto. Não é preciso muita imaginação para perceber que uma câmera poderia se tornar muito menor caso seus controles manuais e tela fossem removidos.

Claro, esse design também implicaria em alguns problemas. Um sensor de 1″ exige uma lente relativamente grande, mesmo quando elementos aesféricos são utilizados. A Sony também não pode instalar uma grande angular muito próxima do sensor para evitar sombreamento na periferia das fotos. Em suma, não é possível esperar que um acessório como esse seja muito discreto e não afete a mobilidade do celular. Em segundo lugar, todos os sistemas de liveview por Wi-Fi que vi em ação até hoje não são satisfatórios para fotógrafos entusiastas. É natural que exista um atraso entre a imagem que chega ao sensor e a que aparece na tela. Mas pressionar o disparador no momento é simplesmente a parte mais importante da fotografia, o que torna qualquer defeito nessa área imperdoável.

 

 

Pin It on Pinterest