A Rolls-Royce, famosa fabricante de carros, construiu uma réplica de seu motor Trent 1000, presente em aeronaves, utilizando apenas peças de Lego.

152 mil peças integram a estrutura, que tem aproximadamente 2 metros de comprimento por 1,5 de largura (metade do tamanho do motor original). A réplica pesa 307 quilos e foi construída em dois meses por uma equipe de quatro pessoas, entre graduados e aprendizes que trabalham para a Rolls-Royce.

Segundo a empresa, a estrutura é considerada como uma das mais complexas já feitas com Lego e foi utilizada para exibir o funcionamento interior de um motor a jato, com todos seus 160 componentes, desde as pás que sugam o ar para o motor até as câmaras de combustão.


Cada uma das 66 lâminas do Trent 1000 gera a energia produzida por um carro de F1: 800 cavalos

A apresentação da réplica aconteceu na abertura da Feira Internacional de Aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra. O motor fazia parte da Zona de Inovação do evento, espaço criado para incentivar jovens a seguir carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“Os engenheiros têm papéis críticos na solução dos desafios de amanhã, mas não apenas projetando motores de aeronaves (…), esperamos que essa demonstração de nossa tecnologia possa entusiasmar e inspirar potenciais cientistas e engenheiros do futuro”, disse o diretor da área científica da Rolls-Royce, Paul Stein.

Atualmente, a Rolls-Royce atende mais de 500 companhias aéreas e 4 mil operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros em aproximadamente 80 países.

Confira abaixo uma demonstração do Trent 1000 montado com peças de Lego:

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Pin It on Pinterest