‘Robocóptero’ encontra sozinho local para aterrissar

por | set 19, 2013 | Info, Sem categoria | 0 Comentários

O segredo do helicóptero é uma combinação de um scanner LIDAR com um software próprio (FOto: Divulgação)

O segredo do helicóptero é uma combinação de um scanner LIDAR (na ponta) com um software próprio (FOto: Divulgação)

O conceito de carros autônomos já foi colocado em prática, mas ainda não chegou às massas. Mesmo assim, a ideia já está se espalhando, e chegou aos helicópteros. O Unmanned Little Bird, da Boeing – a mesma que fabrica aviões –, é o modelo com a tecnologia mais recente que se encaixa no conceito. Capaz de carregar duas ou mais pessoas, ele decola, voa e até encontra um bom local para aterrissar por conta própria.

O segredo da aeronave é a combinação de um scanner LIDAR (light-radar, uma mistura de luz e radar) com um software específico. Com ambos, o helicóptero se localiza e cria uma espécie de “modelo 3D” do terreno sobrevoado. Dessa forma, identifica eventuais obstáculos e reconhece um terreno adequado para fazer o pouso – leia-se: plano e aberto. O funcionamento do sistema você confere no vídeo abaixo – os pilotos estão no veículo apenas para monitorar, e quem faz todo o resto é o “robô”.

Helicópteros autônomos não sem bem uma novidade. O exército norte-americano, dono de mais de 840 veículos “inteligentes”, tem 30 deles, de acordo com o site IEEE Spectrum. Dois Lockheed Martin K-Max foram usados pelos Marines para entregar suprimentos no Afeganistão, enquanto a Marinha utilizou alguns Fire Scouts, da Northrop Grumman, para patrulhar a costa da África.

Os dois veículos, no entanto, não são tão inteligentes a ponto de conseguirem pousar sozinhos. Por isso, têm uso limitado – não servem para uma operação de resgate, por exemplo. Mas o conceito da Boeing, que combina um bom software com um scanner ativo, pode solucionar esse problema e ainda evitar colocar mais vidas humanas em risco. Isso é, se não caírem em “mãos erradas”.

By Adilson

Confira estas postagens relacionadas

Teste sua Velocidade de Internet

Teste sua Velocidade de Internet

SIMET é im serviço do nic.br O SIMET é um medidor de velocidade Internet completo que verifica, além de sua banda de download, diversas métricas de qualidade Internet que afetam diretamente a navegação e utilização da rede. Para que ele possa obter resultados válidos,...

ler mais

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Iniciar conversa.
Precisando de ajuda?