robot_SkyWeeper

Demonstração do robô que anda pelo fio – Foto: Reprodução / Jsoe

O estudante de engenharia mecânica Nick Morozovsky, da Universidade da California San Diego, criou um robô construído com Arduino e componentes gerados por uma impressora 3D capaz de percorrer cabos de transmissão de forma autônoma.

O projeto batizado de SkySweeper custa menos de 1000 dólares e usa um motor com dois braços anguladas. Graças a um sensor acoplado ele consegue estimar o ângulo de abertura e se locomover com um movimento pivotante. O criador estima que possam ser colocados sensores para detectar falhas no isolamento do cabo e até pequenas rupturas. Possivelmente estes elementos extras sejam um sensor de medição de campo eletromagnético e uma câmera com visão infravermelho.

Morozovsky também acredita que o próprio cabo de transmissão de energia elétrica possa fornecer energia para seu robô (indução eletromagnética), permitindo que ele fique transitando por muitos dias sem intervenção.

Veja o vídeo de apresentação do robô:

O objetivo da criação é escapar dos altos custos dos robôs de inspeção, como o LineScout, desenvolvido pela companhia Hydro-Québec. Vale dizer que o LineScout ganhou em 2010 o prêmio de excelência Edison Award. E o SkySweeper será apresentado na conferência IROS 2013, que ocorre no mês de Novembro em Tóquio.

 

Fonte: Cnet/ UC San Diego

Pin It on Pinterest