Tecnologia LTEDe acordo com dados divulgados pela 4G Americas com base em um estudo realizado pela Informa Telecoms & Media, a tecnologia LTE (Long Term Evolution), que corresponde à quarta geração de tecnologias móveis (4G), já é utilizada de maneira comercial por 47 países, tendo como referência o primeiro trimestre de 2012.

Todos estes mercados, quando somados, representam um total de 91 redes 4G, que atenderam a 17,8 milhões de usuários no período, sendo a maior parte na América do Norte: 10,8 milhões de pessoas. A expectativa é a de que o total global supere 130 redes até o final de 2012.

Por ora, as tecnologias 3G continuam predominando no acesso móvel à internet: o padrão HSPA, por exemplo, está presente em 181 países; a especificação HSPA+, por sua vez, é utilizada por 110 nações. Em relação a esta última, o primeiro trimestre de 2012 registrou 228 redes, 140 fornecendo velocidades de até 21 Mb/s (megabits por segundo), 7 com taxas de até 28 Mb/s e 81 com até 42 Mb/s.

Em relação ao Brasil, as primeiras redes LTE deverão ser implementadas até abril de 2013 nas cidades que sediarão a Copa das Confederações e 31 de dezembro de 2013 nas sedes e subsedes da Copa do Mundo, de acordo com os leilões de lotes 4G promovidos pela Anatel em junho de 2012. A expectativa é a de que estas redes tenham velocidade de até 20 Mb/s.

Referência: 4G Americas.

Notícias relacionadas: Polêmica na rede: Twitter censurará mensagens em alguns países Twitter: acordo com operadoras de 80 países permite tweets via SMS Diferenças nas datas de estreia de filmes entre Estados Unidos e outros países incentiva pirataria 4G no Brasil: Claro e Vivo levam os lotes principais Para dobrar número de antenas, operadoras de telefonia celular consideram até disfarçá-las

Pin It on Pinterest