bike-2

O radar “Backtracker” pode ser mais um item de segurança para ajudar ciclistas urbanos. Desenvolvido pela empresa sul-africana Ikubu, o aparelho alerta sobre a aproximação de veículos que estejam até 140 metros de distância da bicicleta.

O dispositivo tem duas peças: uma deve ser acoplada no selim da bicicleta, e é responsável por monitorar a aproximação do veículo, e a informação é enviada para outro aparelho receptor que fica acoplado ao guidão.

Luzes de LED no receptor alertam o ciclista da aproximação do veículo — e quanto mais rápido o carro estiver, mais intensa será a sinalização. Além disso, o dispositivo acoplado no selim também emite pulsos de luz e serve como um sinalizador extra para os motoristas visualizarem melhor o ciclista. A tecnologia do Backtracker detecta múltiplos veículos e a bateria tem duração de até 8 horas.

Bike-back

Ainda protótipo, o produto precisa alcançar a marca de 195 mil dólares para entrar em produção — atualmente é possível encontrar opções de financiamento a partir de 179 dólares e há entregas para o Brasil (com adição de frete).

A empresa espera que até o final de setembro o financiamento coletivo do radar Backtracker seja alcançado e que o dispositivo possa, após quatro anos de desenvolvimento, ser lançado no mercado em dezembro deste ano pelo preço sugerido de 200 dólares.

Via: Dragon Innovation

Pin It on Pinterest