Nokia-Lumia-1520

Nokia entrou de cabeça na onda dos “sem categoria”, misto de tablets e smartphones – Imagem: Divulgação

A Nokia resolveu revelar em primeira mão (ou segunda, terceira, quarta… o que importa?) mais detalhes de seu grande smartphone Nokia Lumia 1520. Não se tratam de opiniões de alguém com senso crítico apurado, mas já valem para matar a nossa curiosidade.

O smartphone Lumia 1520 foi oficialmente apresentado no mês passado em Abu Dhabi e suas configurações são, em muitos aspectos, superiores ao incontestável titã das fotos, o Lumia 1020. Ele tem uma tela maior, de 6 polegadas com resolução full HD (368 ppi), um Snapdragon 800 com quatro núcleos de 2,2 GHz, 2GB de RAM, 32 GB de armazenamento expansível via microSD. Como a sala da casa é maior, a bateria tem 3200 mAh.

Mas não é só no hardware que a empresa foca esforços neste momento. A tela maior permite três linhas de blocos de aplicativos. Mais informação na tela é quase um alento para a crescente de novos bons aplicativos da plataforma. A câmera PureView de 20 megapixels é completada pelos aplicativos Nokia Camera (um exemplo a ser seguido em matéria de usabilidade) e o novo Nokia Storyteller. Na prática, o último aplicativo é apenas uma forma visualmente interessante de usar recursos já existentes de geolocalização. Mas não deixa de ter seu charme. Outro detalhe interessante é que ele é o primeiro a ter quatro microfones para gravação de vídeos (leia como redução de ruídos e chiados, por exemplo os provocados pelo vento). Certamente o resultado final do vídeo atenderá as expectativas (e é via software que a mágica deve realmente acontecer).

Charme também tem os acessórios. A capa protetora (modelo CP-623) é dobrável – quase uma versão alternativa da SmartCover da Apple- e há ainda um carregador sem fios, desta vez portátil (modelo DC-50), compatível com padrão Qi e recheado com bateria de 2400mAh (não é suficiente para uma carga completa e os chatos, digo, críticos como eu, vibram em uníssono: Meh!).

Veja o primeiro vídeo oficial:

Nos Estados Unidos ele está em pré-venda na Microsoft Store por 549 dólares, sem contrato de operadora (um valor abaixo do que havíamos apurado antes). A expectativa, não oficialmente confirmada, é que ele chegará no Brasil no início de 2014.

Pin It on Pinterest