Pesquisadores desenvolvem pintura auto-limpante para carros

por | ago 10, 2012 | Sem categoria, TechTudo | 0 Comentários

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram um tipo de composto que, quando aplicado à pintura dos automóveis, pode mantê-los sempre limpos e até mesmo recuperar a pintura de riscos e arranhões.

Sem esforço, a pintura repele a água, que leva consigo toda a sujeira (Foto: Reprodução)Sem esforço, a pintura repele a água, que leva
consigo toda a sujeira (Foto: Reprodução)

Segundo os cientistas, uma das aplicações do projeto é a criação de uma camada protetora com alta resistência à água. Essa característica reduz a aderência da sujeira, permitindo que a pintura tenha sempre um aspecto limpo. Para manter o carro limpo, bastaria ao motorista dirigi-lo sobre a chuva: como a pintura repele a água, ela escorreria com toda a sujeira.

Outras aplicações do projeto também são importantes para outros ramos. Com a aplicação da pintura especial, seria possível criar painéis solares que não sujem com facilidade – e sem sujeira, mantenham maior eficiência por mais tempo em transformar luz do sol em eletricidade.

A aplicação do material na superfície de uma aeronave, por exemplo, significaria uma considerável economia de combustível, uma vez que o avião teria menos resistência ao ar e, portanto, precisaria de menos esforço para voar.

Via Wired

By Adilson

Confira estas postagens relacionadas

Em Busca da Cidade Mais Perigosa da Internet, o documentário da Norton sobre cibercrime

Em Busca da Cidade Mais Perigosa da Internet, o documentário da Norton sobre cibercrime

O que leva um hacker a invadir sistemas ou interceptar dados? Interesses financeiros? A adrenalina do desafio? Motivações políticas? O apreço pelo caos? A Norton decidiu abordar o assunto em um documentário deveras interessante: Em Busca da Cidade Mais Perigosa da Internet. Líder mundial em segurança digital, a Norton utilizou a sua vasta

ler mais

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest