Pense-Bem-Tectoy-Brinquedos-Antigos-90

Depois de falar sobre o game Mônica no Castelo do Dragão no post abaixo, mais uma publicação saudosista sobre um clássico da Tec Toy. Beneficiado pelas leis protecionistas que barravam a chegada de empresas estrangeiras de tecnologia no Brasil, a companhia nacional lançou em 1988 o Pense Bem, brinquedo eletrônico de jogos educativos.

O equipamento, que se tornou uma febre entre as crianças da época, contava com um funcionamento bem simples: o Pense Bem era acompanhado de livros temáticos, com diferentes questões, como história, geografia, inglês e matemática. Para brincar, bastava digitar o código do livrinho e responder as perguntas apertando o botão correspondente com a resposta certa.

Mas, para tornar a coisa mais divertida, alguns fascículos para Pense Bem começaram a ganhar versões temáticas com personagens da época como Sonic, Street Fighter e TV Colosso:

sonicpg0

Apesar de parecer algo absolutamente prosaico, o equipamento era considerado uma “alta tecnologia computadorizada”, como dizia a propaganda. Além de tudo, por ser alimentado com pilhas, as crianças podiam levá-lo em suas escolas, para a inveja dos coleguinhas menos abastados.

Com a chegada dos primeiros videogames, o aparelho perdeu parte de seu encanto. Mesmo assim, até a metade dos anos 1990 era possível ver rodinhas curiosas em volta de um Pense Bem durante o recreio escolar.

Veja abaixo uma propaganda do brinquedo com um dos personagens da TV Colosso:

Pin It on Pinterest