O mercado de pagamentos móveis tem chamado muito as atenções nos últimos meses. Além de todas as possibilidades previstas pela tecnologia NFC (Near Field Communication), vira e mexe aparece alguma novidade no ramo que te faz perguntar: por que eu não tive este ideia antes? A mais recente delas é o Paypal Here, um leitor de cartões de crédito para smartphones.

PayPal Here

PayPal Here

Sim, a ideia é a de que você possa utilizar um smartphone – mais precisamente, um iPhone e, em breve, um aparelho com Android  – para efetuar cobranças em cartões de crédito ou débito sem necessidade de uso das tradicionais maquininhas do tipo. É uma mão na hora para táxis, vendedores que visitam clientes, lojas temporárias em eventos, entre outros.

A ideia até que é simples: o usuário instala um aplicativo do PayPal Here no smartphone para executar as transações e, quando necessitar usá-lo, acopla no aparelho um pequeno leitor de cartões de crédito que funciona com as principais bandeiras do mercado, como Visa, Mastercard e American Express. O vídeo abaixo mostra o sistema em ação:

Muito interessante, não? Como se não bastasse, a solução ainda permite o uso da câmera do smartphone para que o usuário possa ler os números do cartão ou mesmo de um cheque quando, por algum motivo, não for possível utilizar o leitor.

O aplicativo e o leitor do PayPal Here são gratuitos, por outro lado, o PayPal ficará com 2,7% do valor de cada transação realizada, o que pode ser pesado para alguns. Mas a parte mais chata é que, inicialmente, a novidade só estará disponível em algumas localidades dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Hong Kong. Até o momento não há informação de lançamento no Brasil, mesmo porque por aqui há muitos cartões com chip, exigindo outro esquema de leitura.

Pin It on Pinterest