Toughpad-ceatec-medical

Aplicação do tablet na medicina – Imagem: Divulgação

A Panasonic é a primeira fabricante do mundo a apresentar um tablet resistente com tela 4K, isto é, resolução de 3840 por 2560 pixels. O Toughpad UT-MB5 foi originalmente apresentado este ano na CES em Las Vegas e posteriormente na IFA em Berlim. Mas só agora, na CEATEC 2013, os detalhes da configuração e preço final foram confirmados para o mercado japonês.

O Toughpad vem com Windows 8.1 Pro de 64 bits com processador Intel Core i5 3437U VPro de 1,9 GHz. As versões variam na memória RAM e no armazenamento. O mais simples tem 4 GB com SSD de 128 GB e o avançado tem 8GB com SSD de 256 GB. Todos expansíveis via SDHC.

UT-VNP5000WU

Caneta Live Pen Anoto (UT-VNP5000WU) será um opcional – Imagem: Divulgação

Ambos os tablets possuem placa de vídeo dedicada Nvidia 745M para suportar a alta resolução da tela de 20 polegadas. O painel é um IPS alfa LCD com bom ângulo de visão e proporção 15:10. Uma caneta para operar a tela sensível ao toque será um opcional. Fazem parte do pacote uma porta USB 3.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth 4.0, além de uma bateria de 3060 mAh, para suportar 2 horas de uso.

trama-fibra-de-vidro

No detalhe a trama de fibra de vidro que confere resistência ao tablet – Imagem: Divulgação

Mas porque um tablet de 20 polegadas, quase do tamanho de um papel A3, é considerado robusto (“Tough”)? A resposta da Panasonic é que o tablet suporta quedas de até 76 centímetros, se cair com a parte de trás voltada para o chão, mesmo ligado e 30 centímetros em outras direções (o mais provável, se estiver manuseando). Devemos ter em mente que o tablet tem apenas 12,5 milímetros de espessura e cerca de 2,35 quilos. Por isso a resistência oferecida pela sua carcaça de fibra de vidro é notável.

 

No Japão, a versão mais básica do tablet será comercializada em Dezembro deste ano por cerca de 50 mil ienes, ou 1138 reais, sem impostos ou despesas de envio. Dado o tamanho da tela, a Panasonic almeja vendê-lo para aplicações comerciais nas áreas médica, engenharia e arquitetura. Mais informações no site oficial. Para entender uma das aplicações a Panasonic preparou este vídeo:

Pin It on Pinterest