Se você ainda não encontrou um serviço de compartilhamento de fotos na Web que te agrade, talvez o gratuito OpenPhoto consiga atender às suas necessidades. Ganhando grande destaque no mês passado (abril de 2012), quando recebeu sua versão para iPhone, o serviço se diferencia por ser totalmente open source e por dar ao usuário maior controle sobre suas imagens.

Este controle se refere a vários aspectos. Para começar, quando uma foto é enviada ao OpenPhoto, você pode determinar se a imagem é privada ou pública, assim como escolher sua licença: todos os direitos reservados ou alguma opção em Creative Commons. É possível também criar grupos e só dar acesso às fotos para quem tiver sido cadastrado neles.

OpenPhoto

Não termina por aí: logo quando você cria a sua conta, é possível escolher entre armazenar suas fotos no próprio OpenPhoto ou guardar as imagens no Dropbox ou no Amazon S3. Nesta caso, o OpenPhoto obtém as imagens a partir do serviço escolhido, mas as exibe em suas páginas como se estas estivesse em seus servidores. Também é possível utilizar um serviço próprio: é que todo o sistema do OpenPhoto está disponível pra download no GitHub.

Quanto a sua conta é criada, você ganha um endereço do tipo seunome.openphoto.me, uma maneira bem prática de divulgar sua galeria. A minha conta, por exemplo, é ealecrim.openphoto.me.

Pin It on Pinterest