olympus TG-3

A nova versão da Stylus Tough que a Olympus anunciou ontem pode ser descrita com tantos “à prova de…” que é difícil evitar repetições. Ela é à prova de água a até 15 m de profundidade, ignora temperaturas de até -10°C, foi testada contra impactos de até 2 m de altura e poderia suportar um peso de até 100 quilos. Mas o que impressiona mesmo é que ela faz tudo isso com uma lente capaz de tirar fotos macro reais, com 1:1 de magnificação ou mais.

As especificações da câmera em si não chegam a ser extraordinárias: ela usa um sensor típico de câmeras compactas (1/2,3″, BSI) com 16 MP amparado por uma tela traseira de 3″ e 460 mil pontos de resolução. A descrição começa a ficar mais interessante quando olhamos para os extras: ela também oferece Wi-Fi, GPS, altímetro e compasso digital para quem quiser se perder em uma selva.

Mas a objetiva é a principal estrela do show. A Olympus escolheu uma lente zoom bem versátil (entre 25 mm e 100 mm de distância focal equivalente) com uma das maiores aberturas da categoria (entre f/2 e f/4,9). Além de ser mais clara que a média, essa objetiva é capaz de focar em objetos a apenas 10 mm de distância. Ela também promete uma magnificação de 6.9x em 100 mm ou de 13.8x no modo Super Resolution Zoom. Em outras palavras, elas é capaz de preencher o frame com objetos que medem apenas 0,3 mm ou 0,7 mm no modo de captura normal.

Naturalmente, a profundidade de campo se estenderia por algo em torno de 7 micrômetros com esse nível de magnificação. Esse fato motivou a Olympus a implementar um sistema de focus stacking automático para poupar o fotógrafo de fazer o mesmo manualmente. Essencialmente, a câmera tira oito fotos em rápida sucessão variando sutilmente o foco. Esses frames são combinados em uma única imagem final que tem uma profundidade de campo mais extensa.

A fotografia macro já é uma atividade que demanda muita luz e velocidades altas. O focus stacking particular da Tough deve limitar ainda mais o tempo de exposição de cada foto. Portanto, não surpreende o fato de que a Olympus anunciou um flash em anel que pode ser acoplado em volta da lente. A câmera também ganhar dois conversores, um para grande angular e outro para teleobjetiva. A máquina em si chegará ao mercado por 350 dólares em junho. Se você é biólogo ou simplesmente gosta de fotografar a natureza, a Tough pode ser uma adição interessante para o seu arsenal.

Via Petapixel.

Pin It on Pinterest