O novo modelo do projeto One Laptop Per Child (OLPC), chamado de XO-4, foi apresentado em sua versão final na CES 2013. Baseado em arquitetura ARM, o notebook educacional agora conta com interface sensível ao toque e cada unidade custará 206 dólares.

A iniciativa, lançada em 2005 pretendia espalhar uma alternativa educacional de baixo custo, o “laptop de 100 dólares” para crianças. De lá pra cá, os modelos apresentados nunca conseguiram de fato um preço tão baixo e sua adoção é tímida.

Além do hardware mais resistente, o XO-4 traz inúmeros aplicativos destinados ao processo de aprendizado, desde livros de matemática até lições básicas de programação. O preço anunciado é limitado a pedidos de no mínimo 10 mil unidades.

Os novos modelos contam com 1 ou 2 GB de memória RAM, 4 ou 8 GB de armazenamento em NAND flash, entrada interna para cartão microSD, entrada externa para cartão SD, USB 2.0 e saída HDMI. A tela de 7,5 polegadas tem resolução de 984 por 738 pixels e oferece resistência a riscos.

Via Engadget

Pin It on Pinterest