Escolha uma Página
Samsung_Gear_VR_Stub

Acessório funcionará conectado ao smartphone – Imagem: Reprodução/SamMobile

 

Dois meses atrás o site de notícias de tecnologia Engadget reportou que a Samsung estaria trabalhando com a Oculus VR, a empresa por trás do Oculus Rift, para produzir uma versão do eletrônico de realidade virtual. O novo gadget se chamaria Samsung Gear VR.

A cooperação entre as empresas parece que dará frutos em breve. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo site Sam Mobile, o Gear VR tem lançamento previsto para a feira de tecnologia IFA 2014, que ocorrerá em Setembro. O Gear VR fará par com o esperado Galaxy Note 4.

O site alega ainda que o novo óculos vai funcionar conectado via USB 3.0 com um dispositivo da família Galaxy. A conexão seria para aproveitar o poder de processamento e sensores como acelerômetro e giroscópio para captar os movimentos da cabeça – e ajustar a imagem na sequência. O painel do óculos será de AMOLED. E ele terá controles sensíveis ao toque acima das lentes.

A Samsung pretende disponibilizar aplicativos diretamente na sua loja Samsung Apps. Entre os primeiros estão: Theatre, 360 Player e Gallery. Haverá também um SDK para desenvolvedores criarem soluções específicas, semelhante ao que foi feito com os relógios inteligentes Gear.

Ainda que seja tudo especulação, dado a experiência que tivemos com o óculos de realidade virtual Oculus Rift, é difícil não imaginar que os grandes fabricantes não fiquem atraídos. A imersão proporcionada pelo óculos abre uma miríade de novas aplicações, especialmente para a indústria dos games.