Sentinel

Robô é a salvaguarda da humanidade contra os mutantes – Foto: Divulgação

Quem é fã dos quadrinhos, filmes, desenhos e animes do universo Marvel possivelmente tem uma sensação diferente ao ver um robô maior do que um ser humano. A sensação é ruim porque as sentinelas, como são chamadas na série, foram construídas para serem máquinas mortíferas. No caso, foram criados para eliminar os mutantes da terra. O filme X-Men: Dias de um futuro esquecido, do diretor Bryan Singer, vai retratar uma viagem no tempo para impedir que os robôs sentinela comecem sua caçada pelos mutantes. E para aumentar a expectativa dos fãs, a 20th Century Fox disponibilizou um site da empresa que criou os robôs fictícios.

Nos quadrinhos, quem criou as sentinelas foi um pesquisador chamado Bolívar Trask, que aparece na história dos X-Men desde sua primeira edição (Uncanny X-Men, 1963, Stan Lee e Jack Kirby). O site é da Trask Industries, a suposta fabricante dos sentinelas. Como na história original, há um histórico das pesquisas da empresa que se misturam com a realidade. Há citações do descobrimento do DNA, por Francis Crick e James D. Watson. E, vale dizer, a propaganda é tão bem feita que não é diferente do que vemos em outras situações nos dias de hoje.

Mutantes are enemy

Campanha contra os mutantes – Imagem: Divulgação

Alguns detalhes do robô sentinela (que não é tão distante do que temos hoje em termos de tecnologia):

• Reconhecimento cognitivo por inteligência artificial;
• Geração de energia de 20 bilhões de KWh;
• Força de 20 toneladas;
• Processador de computação quântica;
• Sistema de interceptação de qualquer comunicação.

Os gadgets que a empresa fictícia já fez, mas supostamente abandonou para evoluir o robô sentinela, são curiosos: um detector de mutante (como um detector de redes Wi-Fi) e um colar inibidor (relógio inteligente?).

Veja o vídeo da empresa:

O filme tem data de estréia para 2014, mas certamente reascenderá a discussão em torno do avanço tecnológico e do respeito as leis da robótica. E quem sabe o papel do governo na proteção da humanidade.

Pin It on Pinterest