Depois de uma era de ouro entre as décadas de 1950 e 1980, o médio formato foi se tornando cada vez mais raro até se restringir a nichos especializados da fotografia e filmagem profissional, campo de empresas como Hasselblad e Mamiya. Claro, a raridade também resultou em preços absurdamente altos para as câmeras que lidam com esse padrão de foto. Mas agora surgiu uma alternativa para quem não pode fazer todo esse investimento: a Fotodiox criou um adaptador para o E-mount que pode produzir fotos de 140 MP em médio formato com qualquer câmera da linha NEX.

A ideia por trás do aparelho lembra o conceito da foto panorâmica. Essencialmente o RhinoCam é um adaptador de lente acoplado a uma moldura móvel. A NEX é guiada ao longo dessa moldura para tirar uma série de fotos que, ao final, compõem uma cena em formato médio. Obviamente, isso tudo seria em vão se o fotógrafo não pudesse prever o resultado final para checar os níveis de exposição de cada enquadramento, por isso a Fotodiox incluiu um painel que realiza essa função.

O adaptador em si torna o E-mount compatível com lentes Pentax 645, Mamiya 645 e Hasselblad V. Quando me referi ao RhinoCam como uma alternativa econômica, estava falando relativamente. O acessório custa quase 500 dólares e as baratíssimas lentes, que chegam a custar 10,000 dólares, não estão inclusas no pacote.

Pin It on Pinterest