Com lançamento marcado para os próximos meses, o Xperia ZQ chegou em primeira mão ao Gadgets. Armado com um processador quad de 1,5 GHz e rodando o Android 4.1, esse aparelho traz muita força e estilo.

Para acompanhar o processador Krait de quatro núcleos, a Sony incluiu 2 GB de RAM, armazenamento interno de 16 GB e conectividade com o 4G (LTE) no padrão brasileiro. Completam o quadro as câmeras de 13 MP e a frontal de 2 MP para videochamadas, chip NFC, Bluetooth, Wi-Fi, FM e uma tela de 5 polegadas com resolução Full HD. Se nenhum lançamento chegar ao mercado brasileiro antes do ZQ, ele será o primeiro smartphone com resolução 1.920 por 1.080 pixels ao alcance dos consumidores.

A tela, de fato, oferece uma qualidade acima da média. Com bom brilho, que permite a leitura mesmo em dias ensolarados, ela também tem boa fidelidade nas cores. Há uma leve saturação para os tons mais claros, mas nada que pareça incomodar. Com cinco polegadas, ela ocupa quase a totalidade da face frontal do aparelho. Isso fez com que a Sony integrasse os botões de controle à interface, algo que já acontece em outros aparelhos, como o Razr i, da Motorola. Quando um vídeo é exibido, os botões são recolhidos para que a imagem ocupe toda a tela.

Motorola Razr Maxx (esq.) e Xperia ZQ (dir.)

Motorola Razr Maxx (acima) e Xperia ZQ

 

Além da configuração forte, o Xperia ZQ tem um ótimo design. Com só 1 cm de espessura, ele é um aparelho grande mas agradável de manusear. O botão para bloquear/desbloquear a tela foi instalado na porção central de uma das laterais, o que facilita o bloqueio quando o aparelho é operado com uma única mão. Há também um botão dedicado para a câmera, alavanca de controle de volume, conector microUSB e as entradas para microSIM e microSD são acessíveis por uma tampa traseira.

A aposta no design não se limita ao hardware. A interface da Sony para o Android passou por muitas modificações. O layout à la PlayStation deu lugar a uma paleta de cores mais suaves e intensas, com ícones bem trabalhados. O sistema ganhou atalhos muito produtivos, como barras de acesso rápido na gestão de aplicativos abertos e no movimento de pinça, que exibe todas as telas iniciais e suas opções. Veja abaixo a interface em funcionamento.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Pin It on Pinterest