Escolha uma Página

 

A Sony acaba de anunciar uma nova geração de aparelhos móveis em um evento pré-IFA 2014. Tivemos a oportunidade de usar 3 dispositivos por alguns minutos aqui no INFOlab. Confira abaixo nossas impressões sobre a família de aparelhos Z3.

Sony Xperia Z3

A terceira geração do smartphone tem uma configuração invejável, ainda que não tenha o processador mais novo. O Xperia Z3 vem com o Qualcomm Snapdragon 801, de quatro núcleos rodando no máximo a 2,5 GHz. A GPU Andreno 330. De memória RAM, ele tem 3GB e armazenamento são 16 GB disponíveis. Expansível via microSD (até 128 GB), como de costume.

A tela melhorou. Com tamanho de 5,2 polegadas e resolução de 1920 por 1080 pixels, o brilho é de 600 nits. Sair ao sol com ele ou iluminar o caminho é algo sem igual no mercado. O painel continua usando tecnologia IPS, como na versão anterior. Estão presentes também as tecnologias de imagem Triluminos e X-Reality.

Essas melhorias na tela farão a diferença na hora de experimentar a integração do Z3 com o PlayStation. Assim como o PS Vita e o PlayStation TV, o Xperia Z3 será capaz de fazer streaming de jogos a partir do PlayStation 4. Isso quer dizer que o usuário poderá conectar um DualShock 4 e jogar normalmente usando o celular como uma tela sem fio.

O módulo da câmera ainda usa um sensor relativamente grande de 1/2,3 polegadas com 20,7 MP de resolução. A novidade é que o módulo em si diminuiu de tamanho, o que ajudou a Sony a tornar o telefone ainda mais fino. Do outro lado do aparelho encontramos uma câmera de 2,2 MP.

A bateria passou por uma redução de capacidade de 3200 mAh para 3100 mAh. Ainda assim, a Sony promete que o controle de energia por software deve manter o telefone vivo por dois dias.

A proteção do aparelho melhorou de IP 57 para IP 68. Em termos práticos isto significa proteção completa contra poeira e principalmente a resistência maior a profundidade. Neste nível (oito) a profundidade típica é 3 metros e o tempo é determinado pelo fabricante (não mais os 30 minutos do Z2).

A Sony continua investindo na qualidade de áudio. Além de ter o cancelamento ativo de ruído da versão anterior (se você conectar o fone de ouvido), o smartphone passa a suportar áudio de alta resolução, ou mais precisamente arquivos sem compressão ou com amostragem maior (tipicamente 96kHz/24bit).

Um detalhe também fará diferença em toda a linha Z3. Todos os aparelhos farão streaming de jogos do PS4. Isto significa que você pode continuar a jogatina em outro local da sua casa. Algo similar ao que já acontece com o PS Vita. O controle pode inclusive ser pareado pelo Bluetooth.

XperiaZ3Acabamento

Acabamento mais fino que o antecessor Z2 e com melhora na ergonomia – Imagem: INFOlab/Leonardo Veras

Algo que parecia improvável aconteceu. O acabamento melhorou na terceira versão deste smartphone topo de linha (flagship). O smartphone ficou mais leve e os cantos receberam um reforço. Se ele cair de quina, a chance de afetar a estrutura é menor. Um detalhe crucial, que melhora não só o visual, mas principalmente a ergonomia, é que os cantos são agora levemente arredondados.

Ainda não temos confirmação oficial se o modelo vendido no Brasil terá suporte a TV digital full seg (1080i), mas é bem provável que sim. Outra probabilidade é que o aparelho tenha atualização para o Android L. O aparelho que experimentamos era um Android 4.4.4. Fora do Brasil, a primeira a lançar será a T-Mobile. O Z3 terá variações de cores, como preto, branco e uma bem inusitada, a dourada.

 

Sony Xperia Z3 Compact

O Z3 Compact faz juz ao próprio nome mantendo quase todas as especificações do Xperia Z3. Da mesma forma que seu irmão maior, ele empacota um Snapdragon 801, 3 GB de RAM e uma câmera de 20,7 MP. Nessa mesma linha, o telefone é resistente à água e à poeira.

No campo do design, o Compact segue todos os ditados do Z3 comum, incluindo os cantos reforçados do novo aparelho. Com exceção dos materiais de contrução, a única diferença superficial entre os dois é o tamanho. O Z3 Compact é um aparelho de plástico com uma tela HD de 4,7 polegadas. Apesar da resolução mais baixa e do brilho menos intenso, o painel IPS do Compact se compara bem ao do Z3 maior. A bateria também é um pouco menor, com uma capacidade de 2600 mAh, mas isso não deve ser um problema já que o telefone como um todo consome menos energia.

No final das contas, a experiência de uso é quase idêntica à do Z3, incluindo a possibilidade de fazer streaming de jogos a partir do PlayStation 4. Isso torna o Compact uma das melhores opções do mercado atual para quem quer um telefone menor.

 

Sony Xperia Z3 Tablet Compact

Uma versão menor do Z3 não era o suficiente para a Sony, então eles também criaram uma versão tablet do aparelho. O Z3 Tablet é o primeiro da Sony a ter 8 polegadas de tela.

O design é o mesmo utilizado no restante da família e, como seus irmão menores, o tablet também é resistente à água. Vale ressaltar que o tablet é uma boa resposta ao Samsung Galaxy Tab 8, já que é possível usar as funções de smarphone, como fazer ligações.

 

Com colaboração de Leonardo Veras.