Intel DCCP847DYE

No detalhe a caixa com sensor e o suporte VESA para monitores – Imagem: INFOlab

Chegou no INFOlab este pequeno computador que a Intel convencionou chamar de próxima unidade de computação ou simplesmente NUC (abreviação em inglês). A pequenez do dispositivo pode esconder sua capacidade.

A configuração do NUC que aportou por aqui tem um processador Intel Celeron 847 com dois núcleos rodando a 1,1 GHz. São 4 GB de memória RAM DDR3 1333 MHz e um SSD de alta performance, o Intel SSD 525 de 180 GB (interface mSATA 6GB/s). Ele tem inclusive Wi-Fi. A configuração parece equilibrada, mas não é. Para citar um detalhe, o processador é o grande responsável pelo índice de experiência do Windows 8 Pro. Os demais componentes do índice vão bem na avaliação.

windows-8-experience

Em um teste rápido conseguimos reproduzir vídeos sem engasgos através do Youtube, mesmo em 1920 por 1080 pixels, usando um monitor com resolução de 2560 por 1080 pixels. O sistema também inicia muito rápido. Em cerca de 9 segundos. Mas ao rodar um benchmark mais completo o processador atingiu o topo e permaneceu por lá. Na primeira tentativa o NUC congelou.

Com todas estas características, para uso comum (leia como usuário doméstico que apenas navega na internet e faz uma tarefa ou outra) ou em usos bem específicos, como um painel de demonstração em um supermercado, ele é uma boa indicação. Notavelmente pelo tamanho, já que é menor que o padrão Mini-ITX. Para ilustrar melhor a questão do tamanho, vale uma visita:

Por-dentro-do-NUC

Case de alumínio e placa mãe compacta – Imagem: INFOlab

O Intel DCCP847DYE é vendido sistema operacional, sem memória e SSD por volta de 750 reais. O preço do conjunto que testamos pode facilmente passar os 1800 reais, caro para o propósito. Um detalhe curioso é que a Intel fez uma caixa para o produto com um sensor. Ao abrir a caixa, o som indissociável das propagandas da marca faz a apresentação do produto. Se a moda pega, teremos muitas caixas musicais por aí.

Pin It on Pinterest