Escolha uma Página
SSD240GB-Kinston

Todos os acessórios do kit de upgrade – Imagem: INFOlab

Chegou no INFOlab esta semana o SSD Now 300 V, modelo SV300S37A/240G. É um SSD de 240 GB que acompanha um conjunto de acessórios para trocar o HD principal do seu PC velho.

Como gabinetes muito antigos não oferecem suporte a fixação do SSD – para você não deixa-lo pendurado em algum canto – , há um suporte metálico com o tamanho de um HD tradicional de desktop, isto é, 3,5 polegadas. O SSD vai fixado por quatro parafusos e sobram quatro parafusos para fixar em uma baia do gabinete. Ele vem também com cabos de conexão SATA e um adaptador de fonte 4 pinos para SATA. Algo que qualquer placa mãe hoje em dia inclui no pacote.

O bacana do conjunto é o software Acronis True Image. Você inicia pelo DVD e ele dá acesso a uma ferramenta completa de manutenção. É possível clonar seus dados do HD para o SSD, apagar os dados de forma segura e até usar o HD para criar backups incrementais dos seus arquivos.

No desempenho o SSD vai bem, mas não foi o melhor que já testamos. Especialmente porque fizemos um teste rápido em uma máquina velha (principal público alvo). Na leitura ele cravou 122,5 MB/s, com tempo de acesso em torno de 0,06 milissegundos. Um HD velho da máquina, com 250 GB de capacidade (7200 rpm e cache de 16 MB) conseguiu 81,0 MB/s com tempo de acesso de 10,1 milissegundos. Na gravação o SSD vai mais lento, marcou 101 MB/s.

O preço do conjunto varia de 700 a 1000 reais. Ele também está disponível em capacidades menores de armazenamento: 60 GB e 120 GB.