HP-Split-X2-tablet

No modo tablet a tela é enorme – Imagem: INFOlab

Seguindo a tendência de dispositivos híbridos de notebook e tablet, a HP amplia sua linha no Brasil com o HP Split x2. O aparelho é uma alternativa mais econômica ao ElitePad.

Operando o Windows 8 64 bits, o aparelho possui um processador Intel Core i5 4200Y com clock máximo de 1,9 GHz (Haswell), 4 GB de memória RAM DDR3, mas a novidade está no espaço de armazenamento. São 64 GB (30,8 disponíveis para o usuário) integrados ao tablet e mais um HD físico de 500 GB na parte do teclado.

O sistema de encaixe parece eficiente. O tablet é fixado horizontalmente à uma dobradiça, onde duas travas o sustentam. Após forçar levemente para baixo, dois ganchos deslizam para dentro dos encaixes. O mecanismo é semelhante ao que encontramos em outros modelos, inclusive da HP, mas pelo tamanho, ganha robustez. Para retirar o tablet da dobradiça é preciso destravar uma chave localizada acima do teclado.

O tamanho avantajado ora funciona como ponto positivo, ora como negativo. O conjunto possui 34,3 cm de largura, 23,0 cm de altura e 2,2 cm de profundidade. Como notebook o peso é 2,26 quilogramas. Como tablet são 1,11 quilogramas. Muito acima da média da categoria. Em suma, manuseá-lo como tablet é ruim. Esta grande estrutura faz com que o uso do conjunto se assemelhe à experiência de uso de um notebook, há espaço suficiente para apoiar os pulsos, o touchpad tem 9,7 cm de largura por 6, 3 cm. Os gestos multi-toque vão bem no Windows 8.

HP-Slipt-X2-pordentro

Por dentro da base com teclado – Imagem: INFOlab

As demais configurações fazem dele uma boa opção de entrada. A tela tem tecnologia LED IPS (maior angulo de visão), com resolução máxima de 1366 por 768 pixels. No modo tablet as conexões são um leitor microSD e uma conexão P2 mista. Com a parte inferior (dock) ele ganha 2 portas USB 2.0 e uma HDMI. Há um bônus de bateria também. São três células a mais com 32 Wh de capacidade. É possível upgrade do disco, padrão SATA II, mas você terá 5 pequenos parafusos pela frente e um pouco de paciência.

O Split 13 x2 pode ser encontrado nas lojas brasileiras por cerca de 3.134,00 reais, a versão com processador Intel i3-4010Y, que possui as mesmas especificações pode ser encontrada por 2.799,00 reais.

Pin It on Pinterest