Muito mudou desde o tempo de Cartier-Bresson, mas a fotografia de rua continua forte como sempre. O difícil é encontrar uma câmera digital compacta, discreta e de boa qualidade  para capturar eventos genuínos sem chamar a atenção dos retratados. Embora “discrição” não descreva bem a nova XF1 da Fujifilm, ela encarna perfeitamente as outras duas virtudes. Seu design cheio de estilo e seus recursos poderosos fazem qualquer um sentir vontade de passar o dia inteiro tirando fotos.

Como o design fala por si mesmo, vamos passar direto para especificações. A XF1 usa um CMOS de 12 MP  que é da mesma vertente que o EXR da X10. Em outras palavras, o sensor dessa câmera é uma peça versátil que promete equilíbrio de exposição em cenas de contraste intenso e bom desempenho em ambiente escuros. Para ajudar ainda mais nesse segundo cenário, a Fujifilm instalou uma objetiva zoom extremamente rápida de abertura máxima f1,8. Tudo isso em um corpo que pesa apenas 223 g.

Além das entranhas de primeira linha, a XF1 oferece um grau de controle sobre a captura da foto sem igual no mundo das compactas. Com duas rodas de controle, um direcional, cinco botões dedicados e não um, mas dois botões Fn de função customizável, ela supera até mesmo algumas câmeras avançadas no que diz respeito a controle direto. Uma peculiaridade curiosa é a maneira de ligá-la: em vez de apertar um botão, o usuário deve girar a lente. Isso pode soar inconveniente, mas não é preciso muito tempo para se acostumar.

O preço sugerido da XF1 é 1599 reais. Você poderá ler mais detalhes sobre essa compacta de luxo na próxima edição da Info.

Pin It on Pinterest