IMAG0209

Ultimamente, a Sony está obcecada por duas coisas: a letra “Z” e o mercado mobile. Não sei que respingos da cultura popular regem o esquema de nomenclatura dos produtos da empresa, mas, quanto ao segundo ponto, parece que ela está finalmente trilhando o caminho certo. Além do extraordinário tablet-smartphone Xperia Z Ultra, a Sony lançou recentemente o Xperia Tablet Z.

IMAG0195

A proposta desse aparelho é um pouco mais convencional que a do Z Ultra. A Sony optou pelo formato de 10,1″, com resolução de 1920 x 1200 pixels. A tela também utiliza um painel de TFT comum, em oposição ao engenhoso Triluminos Display. Similarmente, a escolha de um SoC mais antigo e consolidado, como é o caso do Snapdragon S4 Pro, é uma aposta menos arriscada por parte da Sony.

IMAG0223

Os irmãos Xperia Z Ultra (à esquerda) e Xperia Tablet Z (à direita) apoiam um ao outro

É claro que o Xperia Z Tablet parece mais modesto quando comparado a um monstro de especificações como o Z Ultra. Contudo, o que importa não são os componentes e sim a experiência de uso. Nesse ponto, ele é certamente um dos melhores tablets do mercado. A tela tem uma qualidade de imagem excelente, com um ângulo de visão amplo e cores intensas. O Z Tablet pode não se aproximar da fronteira da tecnologia com LTE Cat 4 e Wi-Fi ac, mas ele se vira muito bem com LTE Cat 3 e NFC, além de uma hoste de sensores e outros recursos (giroscópio, som estéreo, infravermelho e acesso à rede Glonass, por exemplo).

screenPara além de tudo isso, creio que o grande trunfo desse aparelho é a sua forma física. O Tablet Z é extremamente fino (0,7 cm) e leve (485 g). Apesar do porte esbelto, basta segura-lo para perceber que se trata de um produto sólido. A Sony chegou ao ponto de projetar esse tablet com o certificado IPX5/7 em mente, o que garante que ele é resistente a jatos e até a imersão na água (dentro de certos limites, é claro). Um ponto um pouco chato, contudo, é a presença de uma quantidade significativa de bloatware. A Sony precisa entender que nem todo mundo que compra um tablet quer jogar Temple Run ou assitir ao trailer de Battle of the Year.

O Tablet Z já está à venda por 2599 reais.

Pin It on Pinterest