Escolha uma Página

androidkitkat

Depois de ganhar o Android KitKat nos EUA, o Moto X começa finalmente a ser atualizado no Brasil. A notícia vem em uma boa hora, já que, mesmo depois de comprada pelo Google, a Motorola não correspondeu muito bem à expectativa criada em torno das atualizações do Android.

O tamanho do update para o aparelho tem cerca de 350 MB, mas, aparentemente, pode variar de acordo com a operadora ou mesmo com o aparelho. No entanto, apesar do tamanho considerável, de cara as mudanças visíveis não são muitas – basicamente, os símbolos na barra superior ficaram brancos. Só que basta arrastá-la para baixo para conferir algumas outras diferenças. Um toque no ícone superior direito, por exemplo, exibe um ícone de configurações simplificado e indicadores de sinal na cor branca – ou até laranja, mas nada mais de azul no Moto X.

Screenshot_2013-12-09-20-12-15

Na parte inferior, o botão da câmera também mudou, e o próprio aplicativo está diferente. Mudar o foco, por exemplo, ficou bem mais fácil: basta arrastar o círculo central para as direções desejadas. Uma adição bem-vinda, visto que focar com o aplicativo anterior podia ser trabalhoso. Clique na imagem abaixo para ampliá-la, se precisar.

Screenshot_2013-12-09-20-12-48

Outra mudança interessante está no discador, que agora exibe mais informações relacionadas aos últimos contatos chamados, em uma interface que lembra bastante a do Hangouts. Uma barra de pesquisa passa a ser exibida no alto da janela, enquanto o botão para abrir o discador numérico de fato aparece na parte inferior. Aliás, o comando para acessar o histórico fica à esquerda, e não dá mais para simplesmente arrastar a tela. Por fim, quando o aparelho está reproduzindo música pelo Play Music, a tela de bloqueio passa a exibir a capa do álbum. Outra mudança puramente estética.

Screenshot_2013-12-09-20-25-06

Essas são, claro, as mudanças mais visíveis no sistema operacional. Outras mais discretas foram feitas “por dentro” do SO, e há as correções diversas de bugs e de segurança, entre outras novidades. A atualização do Moto X brasileiro o Android 4.4 KitKat está sendo liberada aos poucos, e deve chegar a todos os aparelhos da linha no decorrer do mês – possivelmente cumprindo a promessa da Motorola. E em janeiro, segundo a empresa, será a vez do Moto G.