Escolha uma Página
Asus_PA328Q

Asus leva alta definição para o trabalho – Imagem: Divulgação/Asus

A Asus apresentou sua nova linha de produtos na Computex. A empresa continua ousando muito em relação aos limites da tecnologia atual e as formas que a interface se apresenta – no jargão, form factor. Falaremos neste blog sobre alguns destes lançamentos, mas antes o primeiro que salta os olhos: o incrível monitor Asus ProArt PA328Q 4K.

O ProArt é dito profissional pelas características de construção e calibração precisa na fábrica. A resolução da tela de 32 polegadas é 3840 por 2160 pixels, somando 138 pixels por polegada. Ele tem 10 bits para representar cores e 14 bits na tabela de tradução de cor (look-up table), garantindo, na teoria, melhor gradação de cor. Segundo a empresa, ele é capaz de exibir totalmente o espaço de cor sRGB. A calibração de fábrica tem delta menor que 2. Só para ciência, o delta ou delta E é uma forma de checar se a cor está sendo exibida corretamente. Quanto menor o delta, melhor é a precisão em relação ao esperado. O brilho da tela é de 350 cm/m2.

Há um detalhe curioso e demasiadamente estranho. O contraste é de 100 milhões por 1. Mas a escala é da própria Asus. Ela se chama Asus Smart Contrast Ratio (ASCR). Por sorte, as novidades não param por aí. É o primeiro monitor 4K a entregar conexão HDMI no padrão 2.0. Além disso, ele tem conexões de sobra. Veja quais são:

1 x DisplayPort 1.2 (4K em 60Hz)
1 x Mini DisplayPort 1.2 (4K em 60Hz)
1 x HDMI 2.0 (4K em 60Hz) / MHL 3.0 (4K em 30Hz)
1 x HDMI 1.4 (4K em 30Hz)
4 x USB 3.0

A tela tem ajuste fino de posição, incluindo rotação do eixo em 90 graus (da horizontal vai para vertical), inclinação para frente e para trás e uma inusitada inclinação para as laterais. Por isso o monitor levou o prêmio de design Red Dot de 2014. O monitor só chega no terceiro trimestre do ano e o preço não está definido. Pelas características apresentadas ele não deve ser barato.