Já está disponível para download gratuito o Windows 8 Release Preview, última versão de testes da próxima geração de sistemas operacionais da Microsoft. O software, que conta com versões para processadores de 32-bit e 64-bit, já oferece suporte a vários idiomas, entre eles, português.

Trata-se de um lançamento importante porque mostra que a Microsoft está conseguindo respeitar o cronograma de desenvolvimento do Windows 8. A previsão, de fato, era a de que a versão Release Preview estivesse disponível no início de junho de 2012. A próxima versão, denominada Release to Manufacturing (RTM), deverá ser disponibilizada no final do mês de agosto.

Tela inicial do Windows 8 - Imagem por Microsoft

Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft

O Windows 8 RTM será o lançamento mais crítico, pois corresponde à versão que será disponibilizada a fabricantes para que estes possam lançar equipamentos baseados no sistema. Assim, esta será praticamente a versão final. Por sua vez, a edição que estará disponível nas lojas deverá começar a ser comercializada em outubro deste ano.

Quem testou o Windows 8 Consumer Preview – a versão de avaliação anterior – poderá notar algumas diferenças em relação ao Windows 8 Release Preview, como melhor gerenciamento do uso de memória RAM, aplicativos próprios da interface Metro mais estáveis e novos recursos de personalização da tela inicial.

O Internet Explorer 10 também foi melhorado e agora conta, por exemplo, com integração direta com o Adobe Flash Player (ou seja, este é “nativo”, não funcionando apenas como um mero plugin) e com o recurso de privacidade Do Not Track, que “avisa” aos sites compatíveis com a funcionalidade de que o usuário deseja não ter sua navegação rastreada.

O Windows 8 Release Preview em português pode ser baixado aqui. Os requisitos mínimos de hardware são:

Processador com pelo menos 1 GHz; 1 GB de memória RAM para 32-bit ou 2 GB para 64-bit; 16 GB de espaço em disco ou 20 GB para a versão de 64-bit; GPU compatível com DirectX 9; Tela com resolução de pelo menos 1024×768 pixels.

Notícias relacionadas: É só baixar: versão de teste do Windows 8 já está disponível para download Além do Xbox: Microsoft lança Kinect para Windows Microsoft confirma: Windows 8 terá três versões Microsoft divulga requisitos mínimos de hardware para tablets com Windows 8 Prepare-se para decolar: Microsoft Flight já está disponível para download

Pin It on Pinterest