Não se sabe se será um sucesso de vendas como Xbox 360 ou um fracasso absoluto como o player Zune, mas ninguém pode acusar a Microsoft de não tentar: na tarde de hoje (18/06/2012), a empresa reuniu a imprensa em Los Angeles, Estados Unidos, para apresentar o tablet Surface (sim, o mesmo nome daquela mesa com tela sensível ao toque). Seu sistema operacional é o Windows 8, como não poderia deixar de ser.

Surface – Imagem por Microsoft

Surface – Imagem por Microsoft

O tablet conta com tela de 10,6 polegadas e possui em sua parte traseira um suporte embutido, assim o usuário pode deixar o dispositivo em posição de “porta-retrato” em cima da mesa, por exemplo, sem necessidade de adquirir acessórios especiais. Ainda neste sentido, o Surface conta com uma capa magnética para a tela (Cover Type) onde um dos lados pode ser utilizado como um teclado de notebook.

Suporte do Surface – Imagem por Microsoft

Suporte do Surface – Imagem por Microsoft

A Microsoft também chamou a atenção para uma tecnologia de nome ClearType (a turma do Steve Ballmer adora reaproveitar nomes, né?), que tem a promessa de melhorar a resolução da tela, me parecendo ser algo com algum nível de semelhança com o recurso Retina Display, da Apple. Mas, ao contrário desta, a Microsoft não aboliu as tradicionais canetas stylus: é possível utilizar uma no Surface e prendê-la à lateral do dispositivo também por meio magnético.

No que se refere aos demais aspectos de hardware, é necessário levar em conta que a Microsoft está lançando duas versões do Surface, cada uma com especificações diferentes, já que uma é preparada para a plataforma ARM e a outra utiliza chips Intel. Eis as principais características de cada versão:

Surface para ARM Surface para Intel Cerca de 680 gramas Cerca de 900 gramas Espessura de 9,3 mm Espessura de 13,5 mm Leitor de microSD Leitor de microSDXC Porta USB 2.0 Porta USB 3.0 Armazenamento de 32 ou 64 GB Armazenamento de 64 ou 128 GB Windows RT Conexão Mini DisplayPort Office Home & Studio 2013 Windows 8 Pro

Pin It on Pinterest