O Lumia 830, dono de uma câmera de 10 megapixels com tecnologia PureView

O Lumia 830, dono de uma câmera de 10 megapixels com tecnologia PureView

O dia foi movimentado para a Microsoft nesta quinta-feira pré-IFA. Em evento realizado em Berlim, a empresa anunciou três novos modelos de smartphones, sendo dois relativamente de entrada (o 730 e o 735) e um intermediário (o 830) – todos com preços bem competitivos.

O trio tem como destaque as câmeras, mas cada um a sua maneira. Os primeiros têm uma frontal de melhor qualidade e são voltados para selfies, como era previsto, enquanto o terceiro, sucessor do 820, carrega uma PureView de 10 megapixels na traseira.

Lumias 730 e 735 – Sucessor do modelo 720, o Lumia 730 (dual-sim) é o mais limitado dos três, mas basicamente por ser compatível apenas com redes 3G. Nas configurações, ele é praticamente idêntico ao Lumia 735, que perde alguns pontos por suportar apenas um cartão, mas ganha outros por se conectar a redes 4G LTE.

O Lumia 735, diferente do 730 apenas por sem compatível com redes 4G LTE e ter suporte a um cartão SIM

O Lumia 735, diferente do 730 apenas por sem compatível com redes 4G LTE e ter suporte a um cartão SIM

Ambos contam com processador Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de memória, 16 GB de capacidade de armazenamento (expansível por cartão microSD de até 128 GB), bateria de 2.200 mAh, tela OLED de 4,7 polegadas e resolução de 1.280 x 720 pixels. As câmeras também são iguais: uma traseira de 6,7 megapixels honestos e uma frontal de 5 MP e distância focal de 24 mm, que deve ajudar a incluir mais pessoas nas selfies.

O foco nos autorretratos, aliás, vai além das câmeras. A Microsoft incluiu nos dois aparelhos um app chamado Lumia Selfie, que traz algumas configurações úteis para quem gosta de registrar fotos do tipo – inclusive um modo de disparo automático. Veja abaixo os vídeos de apresentação dos dois, que rodam a última versão do Windows Phone.

Lumia 830 – O aparelho que sucede o Lumia 820 não é muito diferente da dupla de novatos anunciada com ele. Nas configurações, temos o mesmo processador (um Snapdragon 400 de quatro núcleos e 1,2 GHz), o mesmo 1 GB de RAM e os mesmos 16 GB de memória interna (expansível também por microSD). A tela, no entanto, é um pouco maior: são 5 polegadas, mas com a mesma resolução de 1.280 x 720 pixels.

O grande diferencial do Lumia 830 está na câmera traseira, de 10 megapixels com tecnologia PureView. É a mesma que está presente no mais antigo 1020 e no mais recente 930, com o qual o novo aparelho guarda semelhanças também na construção. Tanto o aparelho high-end quanto o intermediário estreante têm um corpo que mistura metal com policarbonato, embora sejam bem diferentes por dentro.

Fora isso, o 830 se destaca pela traseira removível – uma raridade hoje em dia, especialmente entre os aparelhos da Nokia e, agora, da Microsoft – e compatibilidade com carregadores sem fio. Ele também se conecta a redes 4G e suporta apenas um cartão SIM, bem como o 735.

O sistema – Os três aparelhos rodarão a última versão do Windows Phone 8, a 8.1 Update 1, mas com um adendo: o pacote de atualizações Lumia Denim. De novidades, o pacote traz melhorias especialmente na Cortana, que poderá ser ativada por comandos de voz, mais ou menos como Google Now – basta dizer “Hey, Cortana” para abri-la. A assistente pessoal também poderá se integrar ao despertador do celular e ganhará suporte ao kit Bluetooth de determinados carros.

A atualização também trará um novo app de Câmera chamado Lumia Camera (substituto do Nokia Camera e com mais funções de edição) e um recurso chamado Glance, que exibirá algumas informações já na tela de bloqueio. Fora isso, o update permitirá aos usuários criar e renomear pastas, gravar vídeos em 4K, personalizar alarmes e navegar no Internet Explorer com melhor desempenho. O Lumia Denim será disponibilizado pela MS já em outubro, mas apenas para aparelhos lançados após o 930 – exatamente como os três desta quarta.

Os preços e disponibilidade – Os Lumias 730, 735 e 830 serão lançados mundialmente ainda neste mês de setembro, mas apenas os preços em euros foram revelados. O mais barato dos três custará 199 euros (algo em torno de 580 reais, sem os impostos), enquanto o do meio sairá por 219 euros (mais ou menos 640 reais) e o mais caro chegará por 330 euros (cerca de 960 reais, também sem as taxas).

Pin It on Pinterest