Escolha uma Página

phone lens

O Kickstarter está repleto de ideias grandiloquentes que nem sempre dão certo, mas também há espaço nele para invenções simples e úteis. Esse é o caso da Micro Phone Lens, um pequena lente projetada para smartphones que magnifica objetos em 150 vezes.

Estamos falando de uma quena lente de 6 mm de diâmetro que produz imagens com uma resolução de cerca de 2 microns (espera-se que o produto final tenha uma resolução de 1,6 microns). Isso, é claro, se ela for montada em uma câmera de pelo menos 5 MP, como recomenda a página dos criadores. A “conexão” entre a lente e a câmera do smartphone se dá por um simples adesivo. Como a Micro Phone Lens é feita com um polímero catalizado com platina, riscos não devem ser um problema.

Obviamente, nem tudo é perfeito. Apesar do que a página do Kickstarter diz, o processo de focar manualmente os objetos pressionando a lente contra uma lâmina de microscópio não é nada elegante. Por outro lado, é possível usar a lente para magnificar objetos sem a lâmina. Da mesma forna, nada impede que ela seja usada com qualquer câmera desde que a lente principal da mesma seja coberta.

O princípio por trás desse produto é tão simples que é difícil acreditar que ninguém tenha pensado nisso antes. Essencialmente, a Micro Lens Phone funciona como os primeiros microscópios criados por Antonie van Leeuwenhoek. Leeuwenhoek tinha um grande interesse por óptica e seus experimentos eventualmente o levaram a combinar duas lentes para criar pequenas esferas de vidro. Ele logo descobriu que, quanto menor a esfera, maior era o efeito de magnificação que ela produzia. Leeuwenhoek chegou a trabalhar com esferas de apenas 2 mm, que magnificavam objetos em 83 vezes. Suas investigações sobre o mundo minúsculo que se escondia dos olhos humanos provocaram uma revolução nas ciências biológicas: ele foi o primeiro a observar micro-organismos.

A Micro Phone Lens é um microscópio de lente simples como os instrumentos de Leeuwenhoek. Hoje em dia já existem muitas outras técnicas de observação mais poderosas. A mais convencional delas é o uso do microscópio composto, que usa uma série de lentes para ampliar ainda mais a magnificação (mas essa solução não é muito conveniente para smartphones, é claro). Quem quiser pode ‘construir” em casa um elemento óptico que usa os mesmos princípios de refração da luz que o Micro Phone Lens: basta encher um copo com água e mergulhar o objeto a ser observado nele. Obviamente, a magnificação obtida com esse experimento é bem menor.

O Micro Phone Lens pode ser adquirido com uma doação de 29 dólares para a campanha no Kickstarter, mas você também vai precisar incluir mais 5 dólares para cobrir o envio do produto para o Brasil.