Máquinas híbridas, ou seja, câmeras fotográficas que dispensam o espelho das SLR mas mantém os formatos grandes de sensor, já são uma categoria bem consolidada no mundo da fotografia. Era de se esperar, então, que acessórios específicos para esse tipo de máquina fossem desenvolvidos em algum momento. Adotando uma estratégia engenhosa, a fabricante Metabones criou um adaptador, chamado Speed Booster, que permite o uso de lentes projetadas para SLR em câmeras híbridas ao mesmo tempo em que encurtam a distância focal e aumentam a abertura do conjunto óptico.

Enquanto um adaptador teleconversor aumenta a distância focal da lente (ou seja, cria um efeito de zoom), mas a torna mais lenta porque diminui a abertura, o SpeedBooster da Metabones faz exatamente o oposto. A princípio, isso soa contra intuitivo. Afinal, como um objeto que aumenta a distância entre a objetiva e o sensor pode diminuir a distância focal? A resposta está no próprio fato de que esse adaptador foi projetado para encaixar uma lente de SLR em uma câmera híbrida, na qual a ausência do espelho estreita o espaço entre o sensor e a traseira da lente.

Como o círculo de luz é reduzido conforme este atravessa conjunto óptico, esse redutor de distância focal é mais bem utilizado entre lentes de formato maior e câmeras de formato menor. Em outras palavras, uma lente projetada para um sensor full frame se adapta melhor a uma câmera APS-C, uma lente APS-C se adapta melhor a uma câmera Micro Four Thirds e assim por diante. Similarmente, a redução do círculo de luz também torna qualquer imperfeição da objetiva menos visível na imagem final, ou seja, exatamente o oposto do que acontece com um teleconversor.

O adaptador específico que está sendo lançado pela Metabones reduz a distância focal em 0,71 vezes e aumenta a abertura em 1 stop. Uma lente de distância focal 24 mm e abertura máxima f1,26, por exemplo, se tornaria equivalente a uma lente de 17,04 mm e f0,9. Por enquanto, a empresa só oferece um adaptador de 599 dólares para conectar lentes Canon-EF a câmeras da linha NEX, da Sony. Outros, destinados a lentes Nikon-F, Leica-R, ALPA, Contarex, Contax C/Y, serão lançados logo em seguida.

Leia o white paper da Metabones aqui.

Pin It on Pinterest