Fonte: iFixit

A Apple pode ser acusada de muitas falhas, mas ela também é uma das grandes responsáveis por popularizar certas tecnologias que normalmente pertencem a nichos de mercado. Foi o caso do Wi-Fi dual band e das telas de alta densidade de pixels e ampla gama de cor. É o caso do novo Macbook Air que, além do tradicional upgrade de CPU, utiliza um SSD com interface PCIe.

Já na geração passada, a Apple havia adotado um conector SATA distinto do mSATA que abriga a esmagadora maioria dos drives de memória flash em ultrabooks. Curiosamente, essa interface proprietária era superficialmente similar a um conector mini PCIe, mas na prática tratava-se de um SATA 6 Gb/s comum. A nova geração, contudo, utiliza o padrão PCIe 2.0 x2, que proporciona uma banda de memória muito mais ampla, atingindo a velocidade de 1 GB/s (note o “B” maiúsculo).

A princípio, esse fato abre a possibilidade para que o o novo Air seja consideravelmente mais rápido que seu antecessor em condições iguais. No entanto, também é preciso considerar que o clock do processador mais básico do Air de 2013 é significativamente mais baixo que o da versão anterior de 13″ (1,3 GHz do Core i5 4250U contra 1,8 GHz do Core i5 3427U). Embora a nova arquitetura Haswell seja capaz de executar mais instruções por ciclo, a diferença ainda é considerável. Também resta saber qual exatamente é o conector PCIe utilizado pela Apple. Infelizmente, há grandes chances de que se trate de outra implementação proprietária, o que dificulta eventuais upgrades.

Ainda assim, o trunfo do Haswell é a enorme eficiência enérgica. A Apple parece ter projetado sua máquina em torno desse fato: outra grande mudança no sistema de memória é a troca da RAM DDR3L para LPDDR3. A DDR3L é um tipo de memória comum em ultrabooks que demanda uma voltagem menor que a DDR3 convencional. A LPDDR3, por sua vez, é ainda mais econômica e costuma ser encontrada em tablets e smartphones. Supostamente, o Haswell consegue trabalhar com a LPDDR3 na mesma banda que a DDR3L Portanto, há uma queda no consumo de energia sem afetar o desempenho.

A Apple prometeu 12 horas de duração de bateria para o novo Air sem comprometer a velocidade do sistema. No papel, parece que essa afirmação pode muito bem se tornar realidade. Pessoalmente, mal posso esperar para ver como essa máquina se comporta em situações reais.

 

Via Anandtech

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