iQi-Mobile

Carregador por indução não é mais exclusividade dos smartphones com Windows Phone e Android – Imagem: Divulgação

A Apple tradicionalmente faz um grande esforço para tornar seus gadgets mais simples de operar. Algo que nós nos acostumamos a chamar de usabilidade. Contudo, as últimas gerações de seus smartphones ignoraram tecnologias promissoras como a comunicação por proximidade (NFC) e a possibilidade de carregar o aparelho por indução (Qi). Talvez por não haver um consenso sobre a real utilidade destas implementações de hardware. O fato é que esta aparente aversão gera diariamente muitos acessórios, movimentando uma indústria paralela. O iQi Mobile é um destes novos dispositivos que completam o uso.

Compatível com o padrão de carregamento por indução Qi, desenvolvido por um consórcio mundial de fabricantes, o iQi Mobile é mais fino que um cartão de crédito. Ele tem 0,5 milímetros de espessura e vai conectado no iPhone 5S, 5C e 5 na porta Lightning. Como é fino, pode ser facilmente encaixado entre a capa protetora que provavelmente você tem e a parte traseira do smartphone.

O carregador em formato de disco, apelidado de Koolpuck, vai conectado ao notebook pela porta USB. Como neste caso a amperagem da porta USB é limitada a 500 mA, a carga deve demorar mais do que o normal, mas é o preço da praticidade de apenas repousar o smartphone sobre o carregador. Veja o vídeo para entender como ele é prático:

O iQi Mobile está a venda no site de financiamento coletivo IndieGoGo por 65 dólares, ou o equivalente a 149 reais sem impostos ou despesa de envio. A expectativa dos criadores da empresa inglesa Fone Salesman, que criou o dispositivo, é que ele chegue ao mercado em 2014 por 35 dólares, sem o carregador (não é um problema, porque existem carregadores compatíveis no mercado).

Pin It on Pinterest