Escolha uma Página
CloudModule

Manual, módulos e bateria para montar seu primeiro projeto IoT – Imagem: Divulgação

A empresa por trás do hardware open source educativo Littlebits acaba de desafiar o mercado de internet das coisas e todos que se apoiam no termo para vender algo avançado. O novo módulo de conexão torna a criação de qualquer dispositivo conectado a rede uma brincadeira juvenil.

O nome do novo módulo se chama Cloud Module. Na prática basta conectá-lo a um arranjo de componentes, pelo conector magnético, e programar ações por uma interface de software pronta. Graças a integração com o serviço IFTTT, é possível programar ações sem a menor experiência prévia.

Em termos técnicos, o novo componente tem um processador i.MX23 ARM, 64 MB de RAM e 4 GB de armazenamento via SD, rodando o sistema operacional Arch Linux. Ele controla uma interface de 10 bits (GPIO) e recebe os comandos via Wi-Fi 802.11 b/g.

Veja o vídeo oficial:

A empresa comercializa um pacote para iniciantes chamado Cloud Starter Bundle, com mais alguns módulos e componentes por 99 dólares, ou cerca de 220 reais, sem impostos ou despesas de envio. Para demonstrar algumas das possibilidades a empresa divulgou alguns projetos no seu canal no Youtube.