LG-CHROMEBASE

Todo branco e com design leve o novo desktop promete agradar – Imagem: Divulgação/LG

A fabricante coreana está antecipando seus lançamentos para a feira Consumer Eletronics Show (CES 2014) que acontecerá em Janeiro próximo, em Las Vegas. Por hora, o principal anúncio é o desktop tudo-em-um com o sistema operacional do Google, o Chrome OS. O primeiro do gênero.

Repousar sobre a mesa exige da maioria dos fabricantes configuração avançada. Geralmente este é o contraponto para a perda de mobilidade. Mas a aposta da LG ao lançar o LG Chromebase, modelo 22CV241, é justamente o contrário. A configuração é simplista. O processador é um Intel Celeron – cuja frequência permanece um mistério, 2 gigabytes de memória RAM, 16 gigabytes de armazenamento (iSSD), tela de 21,5 polegadas com resolução de 1920 por 1080 pixels e painel IPS, webcam de 1,3 megapixels, rede, 3 portas USB 2.0 e 2 portas USB 3.0.

LG-Chromebase-back

Conexões na lateral e na traseira. Formato lembra um monitor – Imagem: Divulgação/LG

O detalhe mais interessante da máquina, além do design elegante, é a entrada HDMI. O desktop poderia facilmente servir como um monitor de outra máquina mais potente. O desejo de potência significaria usar outra máquina, já a agilidade significaria usar o Chrome OS.

Hyoung-sei Park, chefe da divisão de negócios em TI da LG, é claro ao indicar o foco da máquina: “ O LG Chromebase é a onda do futuro para desktops. Esperamos que ele seja adotado não só nas residências, mas especialmente em escolas, hotéis, call centers e outros tipos de negócios”. Apesar da decepção para usuários avançados, a máquina é mesmo para empresas ou indivíduos que operaram tarefas repetitivas via navegador.

Por enquanto não há preço oficial, mas se a empresa seguir a tendência das máquinas com o sistema Chrome OS, o preço será bem competitivo.

Pin It on Pinterest