medium_6051805616

A semana será agitada pelos lados de Mountain View. Além de comemorar 15 anos de vida na próxima sexta-feira, o Google também relembra nesta segunda-feira cinco anos do lançamento do Android, o sistema operacional da empresa para dispositivos móveis que já alcançou mais de 900 milhões de aparelhos.

Ainda em 2007, poucos meses após a Apple iniciar as vendas do primeiro iPhone, o Google anunciou que já trabalhava em um sistema próprio para smartphones. Os rumores só foram completamente desvendados no dia 23 de setembro de 2008, data em que foi lançado o T-Mobile G1, também chamado de HTC Dream, fabricado pela empresa taiwanesa e primeiro aparelho a rodar o Android.

Apesar da expectativa do Google produzir seu próprio smartphone, o anúncio de que o Android estaria disponível para outros equipamentos criou um novo conceito no mercado. Em poucos meses, fabricantes como Samsung e LG aderiram ao sistema operacional desenvolvido pela empresa.

Em uma postagem publicada nesta segunda-feira no Google+, Des Smith, que participou do desenvolvimento do Android, relembra a data histórica. “Naquela tarde,  minha esposa me ligou… em lágrimas, ela não conseguia acreditar que todos estavam falando sobre o novo celular com Android… ela estava com tanto orgulho, assim como eu… e é o que sinto ainda hoje”, disse um trecho da mensagem.

g1-hpp

T-Mobile G1, primeiro aparelho equipado com Android

 

 

Pin It on Pinterest