Escolha uma Página

nes aluminio

O belíssimo Analogue Nt, um NES feito a partir de um bloco único de alumínio, finalmente ganhou status de produto real, com preço e data de lançamento. O console chegará ao mercado no meio deste ano e já pode ser comprado na pré-venda por 499 dólares. Ou seja, esse NES é mais caro que um PlayStation 4 nos EUA.

Naturalmente, o luxo sempre tem um preço salgado, mas o Analogue Nt é mais que uma peça de decoração. Desenvolvido pela Analogue Interactive, uma empresa especialista em retro gaming, esse NES tem entradas para cartuchos no formato americano e japonês. Ele também suporta até 4 controles, algo que só era possível com um adaptador no NES original.

As conexões de vídeo ficam por conta de vídeo componente, composto e S-Video. Mas o recurso mais interessante é o fato de que o console é capaz de mandar um sinal em 1080p (ou 720p) para a TV graças a um adaptador HDMI. Para manter uma experiência consistente, o console preserva a proporção de imagem do 4:3 das TVs antigas em vez de esticar os frames. Esse adaptador pode inclusive introduzir uma linha de scan falsa no sinal para imitar a experiência de jogar em uma TV de tubo.

Naturalmente, o Analogue Nt usa o processador original do NES, o que significa que a compatibilidade com cartuchos antigos é perfeita. Isso pode parecer bobagem em um tempo em que existem tantos emuladores excelentes de consoles antigos, mas essa não é uma questão sem mérito. Virtualizar a maneira particular como componentes de hardware tão antigos agiam não é uma tarefa trivial e muitos detalhes, como efeitos sonoros e algumas técnicas de renderização gráfica, se perdem no processo (considere, por exemplo, este vídeo, no qual dois emuladores reproduzem o mesmo jogo com resultados muito diferentes).

Quem estiver pensando em importar o console pode ficar tranquilo porque ele não possui nenhum tipo de trava regional, ao contrário dos originais da Nintendo.  No entanto, a PPU (Picture Processing Unit) utilizada pelo modelo segue o NTSC, que especifica  imagens em 60 Hz. Cartuchos feitos para regiões que seguem o PAL (Brasil e boa parte dos países europeus, por exemplo) podem encontrar problemas porque essa especificação determina uma frame rate mais baixa.