Começou a funcionar oficialmente nesta quinta-feira (02/08/2012) o sistema de emissão de número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet. O serviço não possui custo algum para o cidadão e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Para solicitar o CPF, é necessário preencher o formulário disponibilizado no site da Receita Federal. É importante que a pessoa o faça com bastante atenção, já que as informações cadastradas são cruzadas com outros bancos de de dados do governo – qualquer divergência pode fazer com que o número de CPF não seja gerado e o cidadão tenha que procurar uma unidade da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios para resolver o problema.

A solicitação de CPF pela internet só pode ser feita por pessoas com até 25 anos, uma vez que, na visão da Receita Federal, praticamente todo indivíduo com idade acima desta faixa já possui o número.

É válido frisar que os canais tradicionais de emissão de CPF, como atendimento presencial na Caixa Econômica Federal ou nos Correios, continuam funcionando, mas com custo de 5,70 reais. Também é importante destacar que apenas o número é gerado: em 2010, o governo deixou de emitir o documento na forma de cartão, já que o CPF costuma ser registrado em outros documentos, como RG e CNH.

Referência: Agência Brasil.

Notícias relacionadas: Crackle, serviço gratuito de filmes pela internet, estreia no Brasil Receita Federal lança aplicativo com instruções para quem viaja ao exterior Número de queixas pode fazer com que vendas da TIM sejam suspensas Governo e operadoras começam a testar “0800” para a internet – Entenda Para dobrar número de antenas, operadoras de telefonia celular consideram até disfarçá-las

Pin It on Pinterest