introducing-upp

Combustível e gerador de energia acoplados – Imagem: Divulgação

Upp é o nome do primeiro armazém de energia externa movida a célula de hidrogênio destinada a carga de aparelhos eletrônicos pequenos, como os smartphones e tablets.

A tecnologia já presente na indústria automobilística, nos famosos carros híbridos, utiliza uma reação química para gerar energia elétrica. Tal reação geralmente usa oxigênio ou um outro agente oxidante. No caso é o hidrogênio. A energia flui a medida que o combustível é consumido. Portanto, ela tem duas partes. A célula de energia em si, onde acontecem as reações e uma parte acessória cheia de combustível. Segundo a fabricante, as reservas são suficientes para 5 recargas completas e ela gera 25 Wh. É característica deste tipo de bateria não gerar calor excessivamente ou poluir o ambiente.

Um detalhe importantíssimo é que um circuito detecta quando a bateria do smartphone está cheia, interrompendo o fluxo de energia. Outro ponto é que a carga acontece de maneira similar a um carregador USB. Nestas condições, a bateria do dispositivo tem seu ciclo de vida útil preservado. Há um aplicativo para Android (4.0 ou superior) e iOS (5.1 ou superior) que gerencia a carga, exibindo detalhes do processo.

upp_product_box

A caixa virá com um acessório de combustível – Imagem: Divulgação

A pioneira empresa Intelligent Energy tem 23 anos de pesquisa em desenvolvimento e acumula mais de 500 patentes. Ela escolheu a África do Sul, no evento AfricaCom em Cape Town, para demonstrar a nova forma de energia. Infelizmente, ainda não há preço oficial.

Pin It on Pinterest