O site VR-Zone  divulgou uma série de slides detalhando o cronograma de lançamentos da Intel até 2015. Entre as novidades está o aguardado Haswell-E, o primeiro processador de desktop da Intel com 8 núcleos ativos.

Como sempre, o uso de hyper threading faz com que esse componente possa atuar com até 16 unidades lógicas. O aumento no número de núcleos também levou a um aumento proporcional do cache L3, que possuirá 20 MB de memória compartilhada. Apesar da litografia de 22 nm, o TDP é bem alto: entre 130W e 140W. Acompanhando a geração passada, o Haswell-E suporta 40 lanes de PCIe. Todos os modelos são liberados para overclocking.

A Intel pretende lançar um chipset novo na mesma época, o Wellsburg. A maior novidade aqui é o suporte a RAM DDR4 nas frequências 1333MHz, 1600 MHz, 1866 MHz e 2133 MHz. Como não poderia deixar de ser, esse chipset oferece espaço para uma miríade de conexões: 10 SATA 6 Gbps, 8 USB 2.0 e 6 USB 3.0.

Outro fato interessante é que a Intel não oferecerá o Haswell-E em configurações de 4 núcleos: o mínimo são 6. Curiosamente, os dois núcleos extras que são o principal recurso do novo processador já eram impressos no die da geração anterior, mas só com o lançamento do Haswell-E eles passarão a ser ativos.

Pin It on Pinterest